top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcus Meneses

Alavancagem Operacional e Financeira nas Empresas.

Alavancagem operacional e financeira têm uma elevada importância no processo de avaliação de uma empresa e na determinação de sua viabilidade econômica.


Em uma importante decisão financeira de investimento ou alteração na capacidade produtiva da empresa, busca-se a certeza do impacto positivo no resultado operacional e no lucro líquido do negócio.


A alavancagem operacional está diretamente ligada às atividades cíclicas operacionais da empresa. Separando claramente as despesas e os custos fixos e variáveis, podemos obter resultados operacionais mais elevados ampliando o processo produtivo quando existe um grau positivo de alavancagem entre o resultado e as vendas.


Na alavancagem financeira, avalia se o endividamento da empresa está influenciando no aumento do resultado líquido, isto é, na rentabilidade do negócio. Por meio de estudo, é possível separar o lucro operacional da empresa e mensurar o grau pelo qual o lucro líquido está sendo influenciado pelas decisões de financiamento.


Em resumo, as informações da alavancagem operacional e financeira medem o impacto total da estrutura de custo de uma empresa sobre suas decisões operacionais e financeira.


6 visualizações0 comentário
bottom of page